Conselhos Pastorais a partir de Tiatira – Juan Stam

Juan Stam. Originalmente escrito em espanhol e disponibilizado em http://juanstam.com/dnn/Blogs/tabid/110/EntryID/489/Default.aspx

Quando “negócios são negócios” significa idolatria

A congregação de Tiatira deparava diante de uma poderosa ameaça dupla: o interesse econômico, secundado pela falsa profecia. Talvez nada revele de modo mais incriminador as idolatrias veladas no coração que as atitudes econômicas de cristãos e instituições religiosas. Todos nós carregamos a carteira e a conta bancária muito perto do coração. O pecado mais difundido e menos reconhecido na igreja hoje é a “ganância, que é idolatria” (Cl 3.5).

William Barclay (1957: 71s) comentou que “a situação em Tiatira é curiosamente moderna”. A tentação idólatra das associações industriais e comerciais de Tiatira, por exemplo, pode ser vista hoje nas câmaras de comércio, que geraram esquadrões da morte em vários países, ou em sindicatos corruptos e violentos, em outros casos. O “normal” é que o interesse econômico seja colocado acima da vontade do Senhor, “o reino de Deus e sua justiça”.

Há muitas maneiras de “fornicar” com o sistema idólatra, sacrificando a fidelidade ao Senhor no altar do benefício material. Em muitos países, a única maneira de sobreviver é subornar as autoridades corruptas; muitas vezes os mesmos soldados que massacram o povo. Em El Salvador, sob o governo “demo-cristão” de Napoleón Duarte, um evangélico que não estava disposto a participar desse jogo, desfizeram-se parte desse negócios em vez de negar o Nome. Como cristão, ele não estava disposto a “fornicar” com o sistema corrupto e injusto.

Outras vezes o “sacrifício” que o sistema econômico pede é sexual, num sentido literal. Sabe-se que muitas das maiores empresas oferecem “serviços sexuais” de maneiras diferentes para seus grandes clientes. Em muitos setores e escritórios, o mesmo sistema prevalece em menor escala. Mais de um crente fiel sacrificou possibilidades de promoção e melhores salários, porque recusar-se a oferecer “favores sexuais” para o gerente ou superior imediato. Outros fazem pequenas concessões (como comer coisas de sacrifício), permitindo-se tatear ou tolerar o assédio sexual sem demonstrar seu protesto. Também em muitas universidades e faculdades, estudantes (mulheres ou homens) são seduzidos por seus professores. Se eles não cedem, eles sabem que podem perder o curso.

O mesmo sistema de “coisas oferecidas aos ídolos” e “fornicação” (tanto sexual quanto ideológica) predomina hoje em muitos de nossos países, forçando os crentes a fazerem opções muito difíceis. Alguns “nicolaítas” conseguem, de uma forma ou de outra, não prejudicar seus interesses econômicos. Outros, dispostos a perder tudo, se necessário, rejeitam tal idolatria e como Antipas confessam o Nome às últimas conseqüências.

Cuidado com as falsas profecias! 

O conflito em Tiatira era um confronto de profetas: João de Patmos, escrevendo diretamente em nome do Senhor (coisa ousada!), e Jezebel, que também se propõe a falar uma palavra de autoridade divina. Na carta a Pérgamo, a alusão a Balaão (2,14) também é encontrada no campo da profecia antiga. [1]

Em nosso tempo, assistimos a um renascimento de dons carismáticos e, especialmente, na América Latina. Agradeça a Deus por isso, mas que o Espírito também nos guie para o uso adequado deles, para a saudável edificação do corpo de Cristo. As profecias floresceram, mas nem sempre de acordo com as escrituras e, às vezes, em flagrante contradição com a Palavra.

O que pensar, por exemplo, quando um ministro costa-riquenho cai no adultério, mas diz que se tratava de ordens proféticas dadas pelo Espírito Santo? Ou do pastor que fundou uma nova denominação carismática na base do amor livre? Poderia o Espírito Santo das escrituras estar inspirando tais “revelações” de devassidão sexual? Ou o que pensar quando outra denominação, sem dúvida muito grande e próspera, recebe profecias que dizem ser só ela “a esposa do Cordeiro” enquanto os outros evangélicos são somente “companheiros da noiva”? A mesma recebeu outra profecia, que dizia que quando Jesus morreu deixou sua divindade (antiga heresia gnóstica) e seu corpo ficou preto (mistura do racismo e da versão protestante dos muitos cristos pretos católicos). Os casos de profecias duvidosas poderiam ser multiplicados nas igrejas evangélicas latino-americanas.

Paulo reconhece o valor do dom de profecia, mas dá instruções para o uso adequado (1Cor 14.29ss): que aquele que está profetizando ceda sua fala a outro que também receba uma revelação, que somente profetizem dois ou três “e que os outros analisem cuidadosamente o que se disse”. Ao contrário da palavra profética inspirada, a profecia congregacional é falível e deve ser avaliada criticamente por toda a comunidade. Em nossos dias, abundam por todos os lados supostas profecias, mas frequentemente somente brilham pela ausência de discernimento entre as falsas profecias e profecias que vêm, de fato, de Deus.

Praticamente desde seus inícios, o profetismo bíblico foi confrontado com sua contrapartida, a falsa profecia [2]. E esta, muitas vezes, acabava convencendo mais facilmente a Israel. O verdadeiro profeta costumava ir contra a corrente e contra o consenso da opinião pública. Ele questionava o que os outros acreditavam; estava no meio do povo funcionando como sua consciência inquieta, um “examinador” de sua vida (von Rad 1973: 103). É por isso que os profetas viviam em lutas contínuas, rejeitados pelo povo e freqüentemente morriam violentamente (Mt 23,31,35,37).

Por outro lado, o falso profeta dizia ao povo o que ele queria ouvir, não o que Deus lhe ordenara dizer. A falsa profecia se acomoda, tranquiliza. Nas palavras eloquentes de Luis Alonso Schökel,

O falso profeta não proclama a vontade do Senhor em termos apropriados ao momento histórico. Anuncia os dogmas habituais, muitas vezes falsificados, de um deus bem-humorado… propenso a misericórdias fáceis (1980: 55).

González Ruiz descreve o “deus” da falsa profecia hoje como “um Deus embaraçoso, implorando por sua inserção na modernidade e, para isso, ele tem que demonstrar sua ‘utilidade'”. Por outro lado, o verdadeiro Deus é “um Deus gratuito e prejudicial, um Deus que pode se apresentar como ‘escândalo’ e como ‘estupidez’ ao mesmo tempo (1Co 1.23)” (in Floristán, 1983, p. 839).

Tanto o verdadeiro profeta como o falso profeta afirmam, com igual confiança, que proclamam a Palavra do Senhor. Oudenrijn (citado por Alonso Schökel 1980: 55) aponta, corretamente, não haver “evidência” externa para discernir o verdadeiro profeta. Os profetas são inúteis, em todo caso, caso sua doutrina for falsa (Dt 13.1-3). A maioria dos cumprimentos proféticos vinha somente após a morte do profeta e seus ouvintes; a curto prazo, se a profecia não fosse cumprida, o profeta era falso, mas mesmo que fosse cumprido, não era necessariamente um verdadeiro profeta (13.2). O critério definitivo, ao contrário, é a analgia fidei que examina o profeta por sua fidelidade à Palavra de Deus já conhecida. [3]

Em parágrafos muito belos, González Ruiz diz que o verdadeiro profeta tem que ser “um homem de Deus” e de oração, mas ele também tem que examinar os sinais do tempo (Floristán 1983: 839). O verdadeiro profeta é caracterizado por seu comportamento em favor dos “cegos, coxos, mudos e pobres, a quem o autêntico oráculo profético é sempre dirigido” (840). O verdadeiro profeta profetiza em termos do reino de Deus e de sua justiça, não a partir de outros interesses. Em contraste, hoje há aqueles que dizem “Senhor, Senhor … nós profetizamos em teu nome”, mas o Senhor os despedirá com uma severa “aparta-te de vós, que praticai a iniqüidade” (Mt 7,21-23).

Hoje, no seio da igreja, “profetizam” mais de um Balaão e uma Jezabel. Suas profecias agradam a todos e não ferem ninguém. Como Jezabel disse: “Javé sim, mas também Baal”, eles dizem: “Cristo, sim, mas também Mamon”. Mas diante de Jezabel havia um Elias que dizia: “Ou Yahweh ou Baal, um ou outro, porque você não pode servir a ambos”. Hoje, a voz de Elias nos chama do Monte Carmelo para definir, sem ambiguidade, nossos compromissos e não seguir as vozes sedutoras da falsa profecia.

Escrito por Juan Stam

Revisado em março de 2018

—————————-

[1]) Sobre o profetismo, ver Alonso Schökel 1980 1: 2-89; NIDOTT 4: 1067-1078; Coenen 3: 413-420; Floristán 1983: 830-840; von Rad l973 Vol 2. Sobre a falsa profecia, NIDOTT 4: 1076-1078; Alonso Schökel 1: 49-56; Floristán 836. Sobre “The Prophecy Today”, Floristán 839s.

[2] Dt 13.1ss; 18.15ss; Jer 14.14; 27,15; 9.9.21; É 28,10-15.

[3] É realmente o mesmo que Paulo ordena em 1Co 14, e é isso que os reformadores colocam sob o tema “o Espírito e a Palavra”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s