Conselhos Pastorais a partir de Filadélfia(Apocalipse 3: 7-13) – Juan Stam

Juan Stam. Publicado originalmente em espanhol em http://juanstam.com/dnn/Blogs/tabid/110/EntryID/491/Default.aspx

“A verdade deve ser implacável “

“A Verdade ” – que título desafiador e que exemplo para nós! Cristo é chamado de “fiel e verdadeiro” (19.11); Ele poderia dizer com toda propriedade: “Eu sou a verdade” (Jo 14.6). De acordo com Apocalipse 3.14, seu testemunho é fiel e verdadeiro (cf. Jo 8.14); Suas palavras são fiéis e verdadeiras (19,9; 21,5; 22,6); seus julgamentos e seus caminhos são justos e verdadeiros (16,7; 19,2; cf 15,3; Jo 8,16) [1]. Nem em sua pessoa, nem em suas palavras, nem em sua ação – em tudo o que ele era – havia absolutamente nada falso (1P 2.22). Portanto, não deve haver falsidade ou falsidade em nós (1P 2.1, 3.10).

Deus “ama a verdade no íntimo” (Sl 51.6; cf 26.2); O Senhor busca e exige integridade de coração. Josué, em seu discurso de despedida, exortou o povo a “temer a Javé e servi-lo com integridade e em verdade” (Jos 24,14: BeTaMiT WeBeAMeT). Diferentes pessoas do Antigo Testamento são reconhecidos por sua integridade (Gn 20.6, Jue 9.16.19, 1R 9.4, Job 2.3.9, 27.5, 31.6). Um requisito para ver Deus é “andar em integridade, fazer justiça e falar a verdade em seu coração” (Sl 15.2).

Um dos escritos mais espiritualmente penetrantes de Sören Kierkegaard é chamado “Pureza do Coração”, escrito em 1846 [2]. Ao longo deste livro, o profeta dinamarquês nos expõe e nos impõe as exigências radicais do evangelho. Ele aponta que o oposto do “coração puro” não é tanto um “coração impuro”, mas “o coração dividido”, a epístola de Tiago 1.8 e 4.8 [3]. Integridade, nos diz Kierkegaard, é pureza de coração, e pureza de coração é “desejar apenas uma coisa” com todo o nosso ser.

Kierkegaard analisa uma série de obstáculos à pureza do coração. Impedem a integridade “a doença ‘recompensa’” (cap 4) e “o desejo de bem por medo de punição” (cap 5) [4]. Outro obstáculo é “o serviço egocêntrico do Bem” (cap. 6: “desejo que o Bem triunfe, mas que seja para mim, já que somente eu seja seu instrumento” p.100). Finalmente, há o “compromisso somente até um certo ponto” (capítulo 7). Mas, lembra Kierkegaard, “a eternidade não está à venda” (p.126). O preço da veracidade pura é o total e completo compromisso (capítulo 8).

Não há dúvida de que, no nosso tempo, no início do século XXI, há uma crise da verdade. No nível político, os cidadãos em geral nem esperam que seus líderes nacionais falem a verdade. E a mídia? Um indivíduo excêntrico, que acreditasse em tudo que os comerciais de TV lhe dizem seria enviado para exames de sua condição mental. Todos nós tomamos como certo que os comerciais mentem, que tal campeão esportivo não usa o creme dental que ele promove, que o superstar da música popular não fuma cigarros, nem bebe cerveja, que ele recebe fortunas por vender na tela de mentiras.

E as igrejas?

No final dos anos 60, Hans Küng publicou “Sinceridade e Veracidade: sobre o futuro da igreja” (Barcelona: Herder 1959). O livro, sobre honestidade na igreja, foi muito honesto. Ele começou perguntando em que medida a igreja era “uma área da verdade”. Afirma que somente se a igreja do futuro resolver ser fiel ao evangelho, poderá ser tanto “uma área de verdade” quanto “uma área de liberdade” [5].

E o que diríamos sobre as igrejas evangélicas da América do Norte, Central e do Sul? Podemos dizer que eles são uma zona de verdade e liberdade? Essa questão nos leva a um exame de consciência. Vai além dos casos escandalosos de televangelistas fraudulentos; até certo ponto, eles são um sintoma de um problema mais profundo e generalizado. Visível, por exemplo, no descuido de muitos evangélicos em apresentar honestamente o pensamento daqueles com quem eles discordam. Paradoxalmente, aqueles que afirmam acreditar que a verdade é absoluta, não a respeitam o suficiente a ponto de não distorcer, distorcer e caricaturar o pensamento dos outros. Devemos levar mais a sério o mandamento bíblico de não dar falso testemunho.

O grande cantor e compositor cubano Silvio Rodríguez, em sua canção “Playa Jirón”, chama os cristãos a levar mais a sério o que significa seguir o “Verdadeiro”:

Companheiros de história,
levando em conta o quão implacável a verdade deveria ser,
Eu gostaria de perguntar, isso é muito importante para mim:
Até onde devemos praticar as verdades?
Até onde as conhecemos!
Deixe-as escrever, portanto, sua história …! [6]

A Igreja: uma comunidade em torno da Palavra

É impressionante que apenas a mensagem para a igreja em Filadélfia faça menção de sua relação com a Palavra. De outras congregações, o Senhor menciona seu trabalho árduo, seu serviço, sua doutrina justa, sua paciência. De Filadélfia ele menciona sua fidelidade à Palavra, e nada mais: “você obedeceu à minha palavra e não negou meu nome” (3.8,10) [7].

José María González Ruiz descreve a fidelidade bíblica da Filadélfia de uma forma que nos faz pensar:

“A comunidade de Filadélfia é precisamente aquela que não merece censuras do profeta, porque não trocou a palavra de Deus em nome de Cristo pelos “alimentos terrestres”, que de todas as partes lhe são oferecidas. Ele não tentou misturar a fé cristã, misturando-a com outras doutrinas e práticas incompatíveis com ela… Uma comunidade cristã deve estar totalmente aberta para receber a palavra de Deus, sem prejulgá-la com qualquer tipo de pressupostos racionais ou científicos. Um crente assina um cheque em branco e… não coloca em Deus a condição de que a fé seja “reacionária” ou “revolucionária”. Mais tarde, quando a Palavra tomou posse dos crentes, ficou claro que ela conduzia uma luta libertadora: a busca por uma “nova cidade” e um “novo nome”” [8]

Tanto o prólogo do Apocalipse (1.3) como o epílogo (22.2.18s) falam da autoridade central da Palavra (neste caso, o mesmo livro de Apoc) e da bênção de sua leitura. Mas não basta apenas lê-lo, aprendê-lo de cor, interpretar suas previsões ou organizá-lo em uma teologia sistemática. A bênção é muito mais do que a emoção superficial de ler um livro interessante ou ouvir sermões agradáveis. É antes uma vida inteira julgada e fortalecida pela Palavra (Hb 4,12s), que obedece às últimas conseqüências, incluindo a morte. A congregação da Filadélfia é um exemplo específico da bênção prometida àqueles que guardam (têrew 1.3; 3.8.10) a Palavra.

A carta menciona uma dupla fidelidade dos filadelfinos: à Palavra e ao Nome (3.8). É possível que “Palavra” aqui se refira especificamente ao evangelho, e também que deva ser entendido como sinônimo do outro termo, “meu nome”. Temos que ler a Palavra evangélica e cristocentricamente. A Palavra nos leva a Cristo, e Cristo nos envia ao mundo a serviço de seu reino. É aí que temos que demonstrar nossa fidelidade à Palavra e ao Nome que está acima de todos os nomes.

O célebre orador bíblico, Cecilio Arrastía, insistiu em várias publicações que a congregação deveria ser uma “comunidade hermenêutica”. A igreja de Filadélfia nos deu o exemplo. Em contraste com a congregação de Tiatira, eles foram fiéis em sua interpretação bíblica (cf. Emaús, Atos 17:11), sem serem confundidos por falsas profecias ou ventos de doutrina. E em sua prática eles levaram essa fidelidade às últimas conseqüências.

O que Deus pode fazer com uma igreja de “pouco poder”!

Os casos de Esmirna e Filadélfia revelam todo o paradoxo da graça e do poder de Deus. A igreja que Cristo descreve como “pobre” é, de fato, “rica” (2.9); mas Laodicéia, que parece ser muito rica, Cristo a declara pobre e miserável (3,17). E a Filadélfia, que o próprio Cristo reconhece que “tem pouco dunamis” (3.8), lhe estende a série mais impressionante de promessas, e anuncia a vitória mais forte (3.9) de todos os cartões [9]. Nenhuma outra carta tem promessas comparáveis às que Cristo estende à congregação de Filadélfia.

Em contraste com sua resposta a Esmirna, Cristo não responde à Filadélfia com algo como “você tem pouco poder – mas muito poder espiritual”. O “pouco poder” não é qualificado ou condicionado. Parece significar que essa congregação não teve grande influência social em sua comunidade, nem grandes recursos econômicos, nem membros ilustres para impressionar a sociedade. Certamente eles tinham muita fé e firmeza, por terem sido fiéis à Palavra. Mas eles provavelmente não eram “fortes” em dons espirituais ou milagres, pois Cristo não contrastou sua fraqueza humana com seu poder espiritual. Eles simplesmente tinham “pouco poder”, assim como soa.

No entanto, a ênfase do texto não recai sobre seu pouco poder, mas sobre sua fidelidade e as grandes coisas que Cristo faria neles. Aqui também o paradoxo é dramático: os inimigos tinham muito poder, mas quando Cristo abre, eles “não podem (dunatai) fechar” (3.7s); Os crentes têm pouco poder, mas em Cristo eles podem, e ninguém pode resistir (3.9). Tal como aconteceu com São Paulo, sua fraqueza tornou-se uma fonte de alegria e sua “pouca energia” no “grande poder” de Deus (2 Cor 12,1-10), para que toda a glória seja do Senhor.

Nosso mundo atual é obcecado por poder: a energia nuclear, a força exagerada do modelo de carro mais recente, até mesmo o poder de bytes do disco rígido do computador. O poder físico do corpo muscular, o poder econômico, o poder ideológico da mídia. A capacidade dos poderosos de conseguir tudo o que querem. Nosso mundo hoje não deixa muito espaço para “pouca força”. E, infelizmente, durante séculos a igreja muitas vezes caiu na mesma armadilha. Esquecendo-se que o seu Salvador se tornou um servo e se esvaziou (Phil 2.6s), a igreja muitas vezes aspira a ser “igreja grande dama” em vez da “igreja serva”.

Poderíamos parafrasear aqui um texto que Paulo também cita em 1 Coríntios 1.31: “não se glorie a igreja poderosa em seu poder, nem a igreja grande na sua grandeza, nem a igreja rica em sua riqueza, mas se glorie cada igreja nisto: de conhecer-me a mim, que sou o Senhor, que na terra estabeleço o direito e a justiça, porque nisso me contento. Isso, sim, é me conhecer! (Jer 9.23s; 22,16).

O deus das portas abertas

As circunstâncias não pareciam favoráveis para a igreja de Filadélfia. É evidente, a partir da passagem, que, como os de Smyrna, foram atacados e caluniados pela sinagoga local (cf 2.9s). Eles também tiveram que enfrentar a força hostil do Império Romano. Forças de idolatria os pressionaram a renunciar ao Nome. Tudo indica que eles estavam presos em uma situação clara de “portas fechadas”.

Paulo escreveu, de Éfeso: “abriu-se para mim uma grande e promissora porta, e os inimigos são muitos” (1 Cor 16,9). Em 1895, Alberto J. Diaz, grande pioneiro evangélico de Cuba, escreveu um informe parecido à Junta de Missões da Igreja Batista: “uma grande perseguição se levantou contra a obra do Mestre na ilha, e, consequentemente, os ministros e os membros das igrejas têm trabalhado muito ativamente ” [10].

Para nosso Deus, o “pouca poder” e os “muitos adversários” nada mais são do que portas abertas para manifestar sua glória!

Por Juan Stam
Revisado em abril de 2018

______________
[1] Esta veracidade do Filho é paralela à de Deus Pai, que é verdadeiro em seu próprio ser (Sl 31.5; Is 65.16), diz a verdade (Sl 41.6), e faz a verdade (Dn 4.37); cf Ap 15.3; 16,7; 19,2. A “verdade” que Deus é, é mais do que apenas conhecer a verdade ou dizê-lo, é existencial: significa ser verdadeiro. Deus é o único ser absoluto e infinitamente autêntico.
[2] Pureza do Coração é Will One Thing (NY: Harper 1938).
[3] Ruiz Bueno traduz “a alma dupla” (1Clem 11; 2) ou “o hesitante” (Herm Vis 3.4.3; 4.2.6) em contraste com “todos os que têm fé” (Herm Mand 9.6). ). Herm Mand 9.9 chama a dipsujía “filha do diabo”
[4]) Estes dois capítulos correspondem ao poema bem conhecido: “Meu Deus não me move a amar você, o céu que você me prometeu [cap 4], nem o inferno tão temido me mover para pará-lo ofender [cap 5]” . Se nossa motivação não for pura, nosso comportamento não pode ser, nem seremos “puros de coração”.
[5] Outro dos vários livros sobre o mesmo assunto foi Charles Davis, Uma Questão de Consciência (London: Hodder & Stoughton 1967).
[6] Texto ligeiramente adaptado. As palavras da autora Willa Cathers também podem ser citadas aqui: “O crescimento artístico é … um processo de refinar o senso de veracidade, pessoas estúpidas acreditam que é fácil ser honesto, grandes artistas sabem como é difícil” (citado em Christian Century, 13 de maio de 1992, p.519).
[7]) A congregação de Tiatira tinha pretendido dons proféticos, mas porque eles estavam claramente desconectados das abordagens bíblicas, eles caíram em falsas profecias. O “Espírito” sem a Palavra, mais cedo ou mais tarde, se revelará um falso espírito.
[8]) González Ruiz em Comentários à Bíblia Litúrgica (Paulinas, Marova, 1976), p.2137. Compreendemos, é claro, que esta nova criação será um dom da graça divina, mas nossa fé nos chama a lutar de agora em diante pela justiça daquele reino vindouro.
[9]) É difícil determinar se a promessa da prostração dos judeus deve ser entendida como escatológica ou intra-histórica. O fato de se referir explicitamente à sinagoga da Filadélfia, e que aparece muito antes da promessa escatológica aos vencedores (3.21), favorece a interpretação histórica.
[10]) carta ao Dr. Tichener, 24 de abril de 1895, em Marco Antonio Ramos, Panorama do Protestantismo em Cuba (Miami: Caribe 1986: 146).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s